terça-feira, 18 de maio de 2010

"i'm left now chasing an octopus that just stole my camera... WTF!"

Sempre defendi lulas e polvos. Em discussões, claro. Não que hajam muitas discussões sobre lulas e polvos ao meu redor, mas como eu não me envolvo em pescarias de grande porte, ou em expedições de pesquisa pelo oceano, faço o que está ao meu alcance. Era a pré-adolescente estranha que escrevia "lula gigante" com corações no caderno. Desenhei algumas também, desenvolvi técnicas e adaptações de desenhos para esses seres curvilíneos. Então, resolvi postar uma espécie de fundamentação teórica para me justificar.
Moluscos são seres incríveis. Tão incríveis a ponto de dispensarem qualquer desses pormenores, como uma espinha dorsal ou uma parede celular, para serem incríveis. Polvos são bacanas, não têm esqueleto, têm oito braços, e podem identificar cores. Quem melhor define um polvo, para mim, é o Mutarelli: "Alguém me disse que antigamente o nanquim era extraído do polvo. Me parece, que o polvo desprendia sua tinta quando sentia-se ameaçado. Creio que quando desenhe eu devolva ao nanquim sua função primitiva. Eu sou como o polvo" (MUTARELLI, 1998). Por favor, um ser que perceba cores e libere tinta, é um ser artístico.
Mas ouk, passemos para um molusco mais interessante: a Lula-Colossal. Trovoadas. A lula-colossal e a lula gigante distanciam-se por pequenos detalhes além do nome. Aliás, pequenos detalhes vinculados ao nome. A colossal tem uma cabeça maior, tem o olho maior e é mais comprida. Não libera "tinta", pois possui dois tentáculos compridos com garras de pontas afiadas, especiais para caça, afinal, tinta é coisa para mocinhas. Uma dessas pode ter em torno de uns 20 metros de comprimento. A gigante não passa muito de 13.
Agora o que é mais incrível nesses seres é que não se sabe muito deles. Há uma série de palpites e pesquisas feitos com suas larvas ou até mesmo com algumas lulas encontradas mortas, mas fora isso, não se sabe muita coisa. Elas vivem cerca de 1000 a 2000m de profundidade, o que dificulta o processo. Eu quero dizer, existem avançadas pesquisas com a tecnologia dos nanotubos de carbono e não se sabe muito sobre uma lula. As colossais só foram descobertas agora, em 1925 (ouk, nem tão agora, mas enfim, dependendo do ponto de vista, é recente), quando capturaram uma cachalote (arquiinimiga das lulas gigantes/colossais) e encontraram tentáculos compridos demais dentro dela. A maior lula colossal capturada viva só foi pega em 2007 por pescadores neozelandeses. E ela só tinha 4,5m. Sacaneou.
Seres incríveis, que se movimentam com maestria e elegância, não se deixam capturar, fazem questão que o Discovery Channel reprise as únicas poucas filmagens que possuem delas e têm altas tretas com baleias (não farei piadas com trutas, conforme se espera). Tem como não adorá-las? Ouk, tem, mas enfim. Geniais.