segunda-feira, 19 de março de 2012

"a paperclip can be a wonderous thing." (MACGYVER, Angus)




















Boa tarde, galerinha do barulho. Hoje vamos aprontar altas confusões. Creio que o último ~tutorial~ que postei foi o de tipos móveis, que já faz bastante tempo, então hoje aprenderemos a fazer um mural usando um clips, um chiclete mascado e uma banana. brinks (médio).
Sempre achei esses murais de cortiça com alfinete, de metal com imã e a fins meio bagaceiros, mas a ideia de aglomerar fotos, recortes e coisinhas na parede deveras me agrada. Foi numa aula de malhas - estrutural, filosofal e diagramacional - que me caiu a ficha. "Vou fazer um grid na minha parede!". Gênia.
Grid é, segundo o Dicionário Visual de Design Gráfico, uma "estrutura gráfica utilizada para organizar a disposição de elementos individuais em um design ou em uma página. Um grid funciona de forma semelhante aos andaimes usados na construção de edifícios e serve como guia para o posicionamento de texto, fotos, diagramas, gráficos, fólios, cabeçalhos, colunas etc." (AMBROSE; HARRIS. 2009. - puta mina insuportável, mêu).

Então vamos lá, você vai precisar de:
// 8 Pregos;
// Martelo;
// Linha de pesca;
// Tesoura;
// Régua de prumo e nível (só se tiver em casa mesmo, que é pra garantir que ficará retinho);
// Clips e outros prendedores;
// Fotos, papéis, penduricalhos;
// Noção e coordenação motora (não é extremamente necessário, eu fiz sem).


Marque os 8 pregos na parede, 3 em cima, 3 embaixo e 2 no meio. É bacana que eles fiquem mais ou menos retos e perpendiculares para quando passar a linha de pesca, como mostra a figura abaixo. Sempre quis dizer isso. De novo: como mostra a figura abaixo. Risos.


É importante frisar que, nesse momento, deverá ser usada a coordenação. De cada dez marteladas que eu dou, acerto uma ou duas, o que acaba arrebentando o reboco da parede. Não faça isso. Use o martelo com moderação.


Pregados os pregos, comece a passar a linha de pesca. A ideia é que se faça uma malha filosofal mesmo, passando ela pelas quatro arestas externas e, por dentro, um "x" e um "+". Ou seja, pegue a linha de pesca e faça um nó bem apertado no prego 1, aí passe e enrole essa linha no prego 2, faça o mesmo no prego 3, enrole novamente no prego 2 e amarre no prego 1. Deu para entender? Em suma, passe a linha umas duas vezes por cada prego, que é para garantir a resistência. Repita a operação entre os pregos 3, 5 e 8; 6, 7 e 8; 1, 4 e 6. Aí, claro, passe uma linha entre os pregos 2 e 7 e os pregos 4 e 5. Também entre os 6 e 3 e os 1 e 8. Depois, entre os pregos 2, 4, 5 e 7, passei uma fita vermelha bagaceira que eu tinha em casa, formando um losango, só pra ficar bonitinho e ter mais traços.















Falando assim parece complicado, mas é barbada, a linha de pesca simplesmente tem que fazer esse desenho na parede:














Pronto. Feito isso, é só sair prendendo as coisas nos fios até "apagar" a parede, vai dar a impressão de que está tudo suspenso e preso individualmente, sendo que são apenas 8 pregos, fica muito bacana. É bem resistente, posso garantir, tive um por três anos e nunca arrebentou. O meu ficou assim ó: